RSS - Deixe a informação te encontrar

Se você detesta ter que assistir o telejornal inteiro para saber no final do mesmo se o seu time ganhou ou não, ou melho, que tal saber das notícias mais recentes mesmo antes delas serem apresentadas nos telejornais, então seus problemas acabaram, mas calma, não se trata de mais um produto das Organizações Tabajara, estou me referindo a uma tecnologia chamada RSS.
O objetivo deste Post é explicar como utilizar esta tecnologia, tenho percebido que a sigla RSS muitas vezes confunde usuários que tentam descobrir por exemplo o que ela significa e acabam encontrando três diferentes significados (RDF Site Summary, Rich Site Summary ou ainda (Really Simple Syndication) e ainda quando o usuário tenta conhecer a tecnologia do RSS encontra outra chamada XML, vou tentar simplificar ou pelo menos instigar a curiosidade.
Bem, como utilizar o RSS e para que ela serve?
O RSS é uma tecnologia que basicamente permite que o usuário saiba quando um site é atualizado, é como se o usuário recebesse um "email" informando que há um novo texto, audio ou vídeo de algum site da sua lista de favoritos e não só o alerta de que há algo de novo, mas a própria informação (audio e vídeo) podem ser enviados pelo RSS.
Agora como utilizar o RSS?
Primeiro o usuário precisa abrir algum software leitor de RSS também chamado de agregador de RSS ou se increver em algum site que ofereça um serviço de agregador de RSS on line.
Eu já utilizei um plugin para o Outlook onde eu recebia as informações numa pasta no Outlook, já utilizei também o Firefox, salvando os feeds RSS(as incrições RSS) numa pasta como a pasta "Favoritos", agora utilizo o Itunes para receber os Podcasts e Videocasts, o Akregator para receber textos de sites de notícias e blogs.No PDA Utilizo o Quick News.
Particularmente não gosto dos agregadores online como o Google Reader, pois gosto de ler os textos em off line, sem favar nos audios e vídeos, mas há pessoas que preferem ter a liste dos seus RSS preferidos na internet para pode-los acessa-los de qualquer computador conectado a web. Agora até mesmo o Orkut pode ser utilizado como agregador RSS.
Experimente.

Comentários

Postagens mais visitadas