Pesquisas avançadas no Google

Muita gente não sabe mas é possível melhorar os resultados das buscas realizadas no Google, em outros sites de busca muitas vezes estes filtros estão geralmente explícitos logo na página principal do site de busca, mas infelizmente não é o caso do Google, pelo menos até o momento.
Existem duas formas de fazer uma busca avançada pelo Google, a primeira é feita através desta página.
A segunda é através de sinais que podem ser utilizados na página principal do Google para montar filtros de busca ou até verdadeiras expressões.

Um dos sinais são as Aspas " ", utilizadas para buscas de frases exatas, por exemplo, a busca simple pela frase Pan do Rio retornará páginas com as palavras Pan e do e Rio, de forma aleatória na página, mas se a busca da frase for feita com a utilização das Aspas "Pan do Rio", o resultado trará sites com a frase exata.

Outro sinal é o de menos - que quando usado na frente de uma palavra ela exclui esta palavra da busca, por exemplo, uma busca por "jogos do Corintians" -Palmeiras, retornará páginas com a frase "jogos do Corintians" mas que não tenham a palavra Palmeiras.

É possível também utilizar o til ~ na frente de uma palavra para encontrar sinônimos desta palavra, por exemplo, na busca ~laptop o resultado trará páginas com a palavra laptop e notebook.

Existem outras formas de buscas avançadas como a utilização de termos, caso você queira encontrar um arquivos de tipos específicos basta utilizar o termo filetype: ou ext: com a extensão desejada, por exemplo, a busca por "manual java" ext:pdf, retornará arquivos PDF com o nome "manual java".

Estas são as operações de buscas avançadas que eu acho mais interessante, mas há outros que podem ser encontrados neste link.


Boas buscas, ou melhor, bons resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas