Segurança com Windows

Para quem utiliza a combinação Windows+Internet fica cada vez mais evidente a necessidade de um verdadeiro arsenal de softwares de segurança além de utilitários que mantém este sistema operacional funcionando sem perda de performance após algum tempo. Colocarei neste post o link para alguns utilitários que ajudam o Windows em questões de segurança e performance.

Softwares Anti-Spywares

Spybot: Possui atualizações freqüentes da sua lista de Spywares, há um recurso onde pode-se bloquear o acesso do Internet Explorer a uma lista conhecida de sites que costumam instalar spywares. Durante a instalação costumo desativar a opção "Tea Timer" , esta opção ativa uma proteção residente no sistema.
link:http://www.safer-networking.org/pt/download/index.html

Adware:Este software, assim como o Spybot, também é um Anti-Spyware, constumo instalar juntamente com o Spybot pois a lista de Spywares quase sempre diferem.
link:http://www.lavasoftusa.com/products/ad_aware_free.php

Claro que existem outros softwares que cumprem esta função e existe muita controvérsia quanto a eficiência de um ou de outro, por isso sempre utilizo mais de um já que não os deixo funcionando em tempo real.

Softwares de manutenção do Windows

Além do Scandisk e do Defrag já instalados no Windows são necessários outros utilitários que retiram arquivos desnecessários do Windows e entradas no registro do Windows. Quando trata-se do sistema de arquivos utilizado no Windows XP (NTFS) existem defragmentadores melhores no mercado.

MVRegClean:Retira entradas inúteis no registro do Windows
link:http://www.velasco.com.br/softwares.php

CCleaner:Retira arquivos temporários e desnecessários
link:http://www.ccleaner.com/


Software de segurança na rede/internet

Firewall:Este tipo de software (existem hardwares que possuem esta função) bloqueia o acesso a rede, ou seja, quando bem configurado impede que spywares ou vírus após instalados na máquina do usuário façam acessos a rede/internet, ou que haja invasões externas à máquina.Basicamente para deixar um firewall pessoal bem configurado basta prestar atenção às mensagens de alerta emitidas pelo firewall sempre que houver uma tentativa de acesso a rede/internet, quando o usuário não tiver certeza ou não entender a mensagem basta negar o acesso especificado na mensagem e não marcar a opção "lembrar", caso algum software deixe de funcionar após esta ação basta liberar o recurso especificado na mensagem e marcar a opção "lembrar" impedindo assim futuras mensagens de alerta para aquele software/recurso.
Sugestão: Comodo
link:http://www.comodobr.com/produtos/prd_firewall.php

Bloqueador de conteúdo impróprio
Ideal para pais que não querem impedir o acesso dos filhos a internet, porém, também querem poupá-los de sites de conteúdo impróprio para a idade deles. Com este software o usuário escolhe uma lista de palavras que serão bloqueadas caso algum programa como o navegador de internet tente abri-lo, ou seja o Block Free fecha o programa antes mesmo de abri-lo, é claro que este software só poderá ser desativado com uma senha escolhida pelo usuário.
Sugestão:Block Free
link:http://baixaki.ig.com.br/download/Blok-Free.htm

Espero ter ajuda nesta questão de segurança no Windows mas quero deixar mais uma dica, use Linux, sugiro o Ubuntu ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas