Rede com micros antigos

Há alguns dias um colega de trabalho me propôs um problema de redes que ele estava enfrentando, o problema era o seguinte. Ele queria montar uma rede para uma sala de aula, porém os micros eram antigos e portanto tinham uma configuração baixa para rodar os sistemas atuais, porém um dos computadores é uma PC novo com dois núcleos de processamento. Outra particularidade desta rede é que este computador mais robusto rodava Windows e os aplicativos que seriam utilizados nas aulas também seriam rodados no Windows, mas os demais PCs rodavam linux. Sugeri que ele utilizasse um metaframe ou seja utilizar os PCs de baixa configuração como terminais burros, no primeiro momento pensei no protocolo SSH que funciona muito bem no ambiente Linux, mas no Windows havia necessidade de um bom servidor ssh.

Bom, uma rápida pesquisa ao oráculo Google e nos deparamos com um utilitário chamado rdesktop, bastou ligar dois PCs por um cabo cross, um com sistema Windows e o outro com o Ubuntu e no console do Linux digitar o comando:

rdesktop ip da máquina -u nome do usuário -p senha do usuário

E pronto, instantaneamente a máquina com Linux abriu uma sessão no micro com Windows acessando remotamente todos os aplicativos deste sistema de forma independente, ou seja, ele poderia utilizar o rdesktop numa rede com vários micros clientes utilizando um PC mais robusto como servidor de aplicação, mesmo com sistemas operacionais diferentes e o mais importante, configurações totalmente diferentes.Vou acompanhar a implementação desta rede e em breve divulgarei os resultados neste espaço.

Comentários

Postagens mais visitadas