Configurações avançadas do modem SpeedTouch 510v6

Vou explicar como acessar as configurações avançadas do modem ADSL SpeedTouch 510v6. Hoje é uma prática comum o roteamento de modens ADSL principalmente quando se quer compartilhar o "sinal" de internet com outros computadores através de um hub o switch, ou mesmo numa única máquina pois o usuário só teria o trabalho de ligar o computador e o modem para acessar a internet, sem a necessidade de deixar uma conta configurada para se conectar ao provedor. Para fazer o chamado roteamento do modem geralmente o usuário utiliza uma interface web de configuração fornecida pelos fabricantes de modens, já imbutida nos equipamentos, para acessar basta abrir um navegador de internet e acessar o endereço IP que corresponde ao endereço da página de configuração do equipamento e varia de fabricante para fabricante e até mesmo de equipamento para equipamento, uma dica é obter o endereço de gateway com o comando ipconfig no windows ou ifconfig no linux com o modem ligado ao computador.


A partir daí geralmente é exigido um login e senha que a princípio é o padrão do modelo do modem, mas que depois recomenda-se que se personalise por questões óbvias de segurança, esta mudança pode ser feita neste ambiente gráfico pelo navegador ou por linha de comando.


Algumas configurações avançadas só podem ser acessadas por telnet. Para acessar o modem pelo telnet digita-se o comando "telnet endereço ip do modem", no prompt de comando. Será perguntado o login e a senha de administrador do modem e em seguida será apresentado um prompt de comando, para mostrar o menu digita-se "menu".



No meu caso eu tive que acessar a opção adsl, portanto posicionei o cursor do menu nesta opção e teclei "Enter".


Depois escolher a opção "config" e em seguida "opermodel". Este é o parâmetro que deve estar selecionada como "multimode" para que o modem possa fazer o sincronismo com a Dslan.




Após confirmar a alteração é importante após sair do menu digitar o comando "saveall" no prompt do telnet e em seguida exit para sair do telnet.


Esta configuração específica da Adsl pode resolver problemas de sincronismo, mas pode-se observar que há várias opções no menu do modem, como firewall, dhcp, nat, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas